Entenda como é feita a instalação de energia solar fotovoltaica
A decisão de fazer a instalação de energia solar em seu imóvel, urbano ou rural, é o mesmo que aderir a uma transformação necessária.
A sociedade humana vive um drama e um desafio. Ela tenta frear as mudanças climáticas que ameaçam a vida no planeta.
Desde o final do século XVIII, presenciamos o mais incrível avanço material da humanidade, impulsionado pela primeira Revolução Industrial.
A expansão econômica foi fantástica desde então, movida a progresso tecnológico, trabalho e muita energia. Ao mesmo tempo em que a demanda por recursos naturais avançou em direção a um ponto de desequilíbrio.
Chegamos a um ponto em que a demanda por recursos superou a capacidade do planeta de provê-los. Por outro lado, a mesma energia que move nossa economia se tornou uma doença que compromete a vida no planeta e nos coloca diante de um dilema existencial.
Energia solar como vetor de transformação
São múltiplas as soluções que vêm sendo buscadas pela sociedade humana para superar os desafios ora impostos. Nenhum tema, porém, é tão urgente quanto a necessidade de uma mudança rápida, radical e irreversível da matriz energética que abastece nossas casas, indústrias e propriedades rurais.
A energia solar é uma fonte pura, renovável, sustentável e econômica. Ainda que se insira num contexto em que seu caráter sustentável ganhe profunda relevância, o fator econômico aparece como argumento irrefutável.
A troca da energia elétrica convencional pela que vem do sol é capaz de gerar uma economia substancial na conta de luz de residências, indústrias e comércio. Que pode chegar a 100% no sistema off grid.
Como escolher a melhor solução para o meu imóvel?
No sistema on grid, em que há compartilhamento de energia com a rede convencional, dependendo do consumo e da capacidade de armazenamento instalada, a economia pode chegar a até 90%.
A escolha da melhor solução, entre um sistema on, off grid e misto, deve levar em conta os seguintes aspectos:
- qual a economia alcançada ao longo da vida útil do sistema;
- qual o custo de aquisição e instalação de cada solução;
- em quanto tempo o investimento feito no sistema é recuperado;
- qual é o consumo total do imóvel;
- qual é a forma de uso de energia, se só no período diurno, se também no período noturno e em que volume.
Fazendo a equação de todas essas variáveis, uma empresa com capacitação técnica será capaz de orientar você quanto à solução apropriada.
Como é feita a instalação de energia solar?
Essa solução será transformada em um projeto detalhado. A partir disso, será feito o orçamento, que, uma vez aprovado, ativará o processo de execução.
O que inclui a compra dos equipamentos, a marcação dos pontos de instalação e a instalação, propriamente dita.
Quanto ao prazo de conclusão do serviço, tudo depende do tamanho da capacidade instalada e da complexidade para a instalação.
Em pequenas residências, a entrega ocorre em até 3 dias. O prazo aumenta de acordo com o tamanho e complexidade do projeto.
Depois de marcar os pontos em que serão instalados os módulos solares e fazer a preparação do local, é iniciada a instalação.
São colocados suportes, afixados, normalmente, ao telhado ou terraço da construção. Depois, eles são presos os trilhos, que darão a sustentação aos painéis solares.
Após fixados os painéis solares no telhado, eles são ligados a cabos de energia. Por fim, é feita a instalação do inversor solar e a ele são conectados.
Depois é só usufruir de todos os benefícios da instalação de energia solar em seu imóvel.
Você pode ter uma visão mais completa desses benefícios solicitando um orçamento.