Entenda por que o momento de ter a sua é agora
Os benefícios da energia solar residencial são realizáveis no médio e longo prazo. Não obstante, podem ser facilmente percebidos na primeira conta de luz subsequente à instalação do seu sistema fotovoltaico.
A economia com energia pode chegar a 100% num sistema off grid (não ligado à rede). Mas isso não quer dizer que o retorno do investimento venha em menos tempo.
Embora o sistema off grid dote o imóvel de autonomia total com relação ao abastecimento convencional, sua aquisição também é mais cara. O custo mais elevado é decorrente do sistema de armazenamento de energia, que requer a disponibilidade de mais baterias solares.
Um sistema on grid (com compartilhamento com a rede) pode gerar uma economia de até 90% em relação à conta atual. Isso dependerá do perfil de consumo da residência.
Como funciona um sistema on e off grid de energia solar residencial?
Há dois modelos de abastecimento com energia solar: on e off grid. A escolha do melhor deles, inclusive com a possibilidade de uma alternativa híbrida, é definida com a empresa responsável pela elaboração do projeto.
Serão sempre levados em conta dois fatores: abastecimento e economia. Em outras palavras: menor custo e retorno mais rápido do investimento com eficiência na geração de energia.
O sistema on grid é o mais usado. Nele, você compartilha com a rede convencional de abastecimento a energia produzida e não utilizada.
Essa energia compartilhada se transforma em crédito, que pode ser utilizado nos momentos em que o sistema não é capaz de prover o abastecimento de eletricidade.
Isso ocorre na parte da noite, quando a fonte energética, que são os raios solares, não está disponível.
Nesse caso, você paga para a distribuidora somente a taxa mínima de disponibilidade do serviço, a taxa sobre a gestão da energia compartilhada, que é proporcional ao volume, e o que você usar de energia da operadora além do crédito obtido com o compartilhamento.
No sistema off grid, você não liga o seu sistema à rede. Para garantir o abastecimento, é preciso instalar baterias solares, que armazenam o excedente para ser utilizado nos momentos em que não há geração.
Nesse caso, o seu custo com conta de luz será nulo.
Você também pode optar por um sistema misto, combinando as duas soluções, sempre levando em conta as duas variáveis-chave para a elaboração de um projeto eficaz: abastecimento e economia.
Em quanto tempo obtenho o retorno do investimento em energia solar residencial
Quando falamos em economia, não basta olhar para a conta de luz. É preciso confrontar o custo de aquisição do sistema e o que será economizado na conta de luz.
Fazendo esse exercício, a experiência mostra que o retorno do investimento em um sistema de energia solar residencial vem em no máximo 10 anos. Em outras palavras, após 10 anos o sistema se paga e você passará a usufruir do lucro do investimento feito.
É importante observar que há casos em que o investimento se paga em bem menos tempo. Mais importante, porém é que a vida útil pode ser superior a 30 anos.
Razão pela qual é preciso dizer que vale a pena ter eficiência energética, economia e contribuição para a preservação ambiental no mesmo pacote.